AS TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO PARA OS PRÓXIMOS ANOS

 

De acordo com a pesquisa realizada este ano pela consultoria ManpowerGroup com um grupo de empresários, os próximos anos podem apresentar certa melhora no número de contratações. Entre os empresários que participaram do questionário, 70% afirmaram que pretendem contratar mais funcionários nos próximos anos, 18% esperam acelerar as contratações e apenas 10% declararam que planejam diminuir o quadro de colaboradores de suas empresas.

Entretanto, ao mesmo tempo em que existe a possibilidade do aumento nas vagas de emprego, também surge a necessidade de que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para ocuparem essas vagas. Em setores como o da tecnologia da informação, por exemplo, a expectativa é de que aproximadamente 70 mil vagas sejam criadas até 2025, mas é preciso que os candidatos comecem a se qualificar desde já para conseguir ocupá-las.

Entre as principais características desejadas pelas empresas, algumas fazem parte de habilidades comportamentais, como a comunicação, o pensamento lógico e a capacidade de colaborar com a equipe, por exemplo. Além delas, também existem as habilidades intelectuais, que estão ligadas ao conhecimento do indivíduo sobre a área em que pretende atuar e suas habilidades em lidar com a tecnologia.

Com a era da internet, diminuem as fronteiras e os limites da busca de empregos, fazendo com que os profissionais precisem competir com gente de todo o país pela mesma vaga. Sendo assim, a qualificação profissional se torna algo indispensável para o trabalhador, que não deve se destacar apenas no meio em que vive, mas entre um número muito maior de concorrentes.

Na busca de emprego, um currículo curto com informações interessantes pode chamar mais a atenção do empregador do que um longo currículo com dados irrelevantes. Por esse motivo, vale a pena dar destaque aos cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e todo o tipo de atividade que se relacione com a área na qual você busca ingressar.

Compartilhar este post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.